- Para a massa: assar 4 bananas até elas ficarem bem moles. Use duas para a massa e reservar duas para o recheio. Processe a banana no mixer, adicione os ovos e processe novamente. Incorpore aos poucos a farinha de trigo e use a semolina para dar ponto na massa. Descanse a massa por 1h. Abra a massa no cilindro e use sempre a semolina para a massa não rasgar, pois é uma massa que vai muito líquido, o que não pode ter uma espessura muito fina para poder dar a forma ao ravióli. Faça várias dobras para trabalhar o glúten da massa e conseguir abrir ela bem no cilindro. Use a forminha de ravióli para fazer a massa e rechear.
- Para a compota: picar os tomates grosseiramente. Em uma panela use um fio de azeite. Corte a cebola e o alho bem picadinhos, deixe refogar. Adicione os tomates, o sal e o açúcar e deixe cozinhar até os tomates desmancharem e virar um purê rústico. Drene a compota e reserve.
- Para o filé: fazer a salga do filé na geladeira. Use 1 kg de filé mignon e 1% do peso da carne de sal fino. Passe o sal em toda a superfície da carne e deixe descansar em uma vasilha plástica destampada na geladeira por 12 horas. Depois retire a carne da geladeira e lave ela para retirar o excesso de sal. Pique a carne bem picadinha, quase uma carne moída e reserve. Picar as duas bananas-da-terra bem picadinhas.
- Para o recheio: Juntar a carne picada crua, a compota de tomates e a banana-da-terra assada, misture bem e recheie os raviólis.
- Para o Velouté de queijo: Ralar o Grana Padano em ralo fino. Em uma panela, misture o leite e o creme de leite e leve ao fogo até reduzir e incorporar. Bata no liquidificador para ficar um creme bem lisinho.
- Para a farofa: em uma panela derreter a manteiga, adicionar o baru sem casca e picado grosseiramente, saltear. Adicionar a farinha, acertar o sal e deixar torrar em fogo baixo.