Menu

BigLar

Facebook Instagram Youtube

Na Casa do Chef

Mayra Borges

Publicado em 03/08/2018 às 18:23

Bem-vindo ao Na Casa do Chef BigLar.
Hoje, teremos uma deliciosa receita portuguesa com a nossa convidada Mayra Borges. Um delicioso Arroz de Polvo. Simplesmente maravilhoso! #BigLar

Arroz com Polvo

Ingredientes
2 PACOTES DE POLVO COM OS TENTÁCULOS
800G DE ARROZ
2 CEBOLAS ROXAS
1 CEBOLA BRANCA
8 DENTES DE ALHO
4 TOMATES MADUROS
3 COLHERES (SOPA) DE EXTRATO DE TOMATE

Para o caldo de bacalhau

1 CENOURA,
1 ALHO PORÓ,
3 TALINHOS DE SALSA,
APARAS DE BACALHAU,
2 FOLHAS DE LOURO,
1 CEBOLA
SAL
4 FOLHAS DE LOURO
AZEITE EXTRA VIRGEM
SALSA E COENTRO
PÁPRICA DOCE

[MODO DE PREPARO]

Em uma panela de pressão coloque água até cobrir o polvo já limpo sem a cabeça, coloque as ervas e legumes para fazer uma caldo enquanto o polvo cozinha, adicione 3 folhas de louro, 2 talos de salsão, uma cebola inteira cortada grosseiramente, sal a gosto.
Quando a panela começar a ganhar pressão, abaixar o fogo. O tempo de cozimento depende do tamanho do polvo. Se for pequeno uns 25 minutos, se for grande 30 a 35 minutos). Em outra panela, faça outro caldo com aparas de bacalhau salgado, cenoura, 1 ramo de alecrim, 3 folhas de louro, 2 talos de salsão, cebola e alho poró, todos picados.

Deixe ferver por 40 minutos até pegar bem o sabor, depois coe e reserve.

Verifique se o polvo está no ponto, espetando com um garfo. (Se ele entrar fácil está no ponto, se ainda estiver firme volte para a pressão até chegar nesse ponto).

Retire o polvo deixe esfriar. Coe todo o caldo dele e reserve.
Em uma outra panela, refogue com meia xícara de chá de azeite, 1 cebola picada em cubinho pequenos, 4 tomates sem pele e sem semente cortado em cubos e uma colher de sopa cheia de páprica doce, deixe refogar bem até amolecer bastante o tomate.

Acrescente o arroz misturando junto com o refogado até incorporar bem, e acrescente coentro e salsa a gosto, depois alterne os caldos até cobrir todo o arroz. Conforme for secando, vá acrescentando caldo. Prove o sal, se precisar acerte o sal.

Quando o arroz estiver quase "al dente" acrescente o polvo, continue mexendo e coloque um pouco mais de caldo para não secar todo e o arroz terminar de cozinhar.

Para finalizar, regue com azeite, salsa e coentro.
Harmonize com o vinho branco Andreza Gran Reserva 2014 e aproveite.
Sitevip Internet