Em cada “Na Casa do Chef” temos um convidado especial apresentado uma receita deliciosa.
De o play, anote às dicas e prepare em casa!
Na Casa do Chef | Viviane Martins
Publicado em 17/10/2024 às 14:38
Na Casa do Chef de hoje vai com a nossa convidada especial. Viviane Martins que vai te ensinar a preparar um delicioso Risoto de açafrão com Ossobuco finalizado com ervas finas!
Confira o passo a passo e delicie-se com o resultado final.
Ingredientes:
Ossobuco
- 3 kg ossobuco
- 200g farinha de trigo - Sal, pimenta e Noz moscada moída na hora a gosto
- Azeite de boa qualidade
- 3 colher (de sopa) manteiga
- 6 cebolas
- 8 cenouras
- 4 talos de aipo
- 6 dentes de alho
- 750 ml vinho branco
- 6 latas de tomate pelado picado
- 1 lt caldo de galinha (3 CUBOS)
- Ervas aromáticas variadas (alecrim, sálvia, tomilho, salsa…)
- Raspas de 3 limão
MODO DE PREPARO
1.Tempere muito bem a carne dos dois lados com sal, pimenta e noz moscada. Em seguida, passe pela farinha, sacudindo o excesso.
2. Numa frigideira, aqueça um fio generoso de azeite e frite a carne até dourar. Retire a carne, reservando os sucos.
3. Num tacho grande de ferro fundido, aqueça a manteiga e acrescente a cebola, a cenoura e o aipo. Deixe refogar por cerca de 5 minutos e até que comece a ganhar cor.
4. Verta o vinho e, com a ajuda da colher de pau, solte do fundo do tacho o que possa ter ficado colado. Junte o alho e deixe cozinhar até reduzir um pouco (cerca de 4 minutos).
5. Acrescente o tomate enlatado e o caldo. Amarre as ervas aromáticas, formando um pequeno bouquet. Adicione ao tacho. Acerte o sal e a pimenta.
6. Deixe ferver por cerca de 10 minutos, enquanto pré-aquece o forno a 140ºC. Coloque a carne de volta no tacho e leve ao forno com a tampa fechada para cozinhar por mais 2+½ horas. Neste ponto, a carne começa a sair do osso.
RISOTO DE AÇAFRÃO
- 3 xícara (chá) de arroz para risoto
- 8 pistilos de açafrão
- 1 colher de sopa de açafrão em pó la pastina
- 1 de cebola picada fino
- 4 colheres (sopa) de manteiga
- 1 xícara (chá) de vinho branco seco
- 1 1/2 lts xícaras de caldo de legumes
- 8 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado na hora
- Pedaços Parmesão fatiado na hora
- pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- folhas de endro (dill) a gosto
Modo de preparo
1. Coloque o caldo de frango numa panela e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e acrescente os pistilos de açafrão – a ideia é fazer uma infusão dando sabor e cor ao caldo. Abaixe o fogo e mantenha o caldo aquecido durante o preparo do risoto.
2. Leve uma panela média com 2 colheres (sopa) de manteiga ao fogo médio. Quando derreter, coloque a cebola picada, tempere com uma pitada de sal e refogue por 2 minutos até murchar.
3. Adicione o arroz, tempere com sal e misture bem por 1 minuto Regue com o vinho e mexa até secar.
4. Acrescente 1 xícara (chá) do caldo de frango com açafrão ao arroz e misture bem. Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até secar. Tempere com sal – lembre-se que o caldo caseiro não leva sal. Repita o procedimento, adicionando o caldo, de concha em concha, mexendo, até o risoto ficar no ponto – o grão deve estar cozido mas ainda durinho no centro (al dente).
5. Atenção: na última adição de caldo, mexa e desligue o fogo. Não deixe secar completamente, o risoto deve ficar bem úmido. Desligue o fogo, acrescente 1 colher (sopa) de manteiga, o queijo ralado e misture bem. Verifique o sabor e, se precisar, acerte o sal. Sirva a seguir com folhas de endro a gosto.
CALDO DE LEGUMES
- 3 Cenouras
- 2 talos de salsão
- 02 cebolas
- 03 tomates
- 03 lts de agua
- 01 folha de louro
MODO DE PREPARO
1. Descasque a cebola e os tomates e corte em 4 pedaços
2. descasque a cenoura e corte em pedaços grandes, de 3 a 4 centímetros
3. remova as folhas e a parte final do talo, e corte em pedaços grandes, de 3 a 4 centímetros
4. Coloque uma frigideira antiaderente em fogo alto. Adicione os pedaços de cebola e deixe tostar um pouco em todos os lados (sem adicionar óleo ou azeite), por cerca de 5 minutos; isso realçará o sabor da cebola no caldo de legumes
5. coloque todos os ingredientes (legumes, temperos e água) em uma panela grande e leve ao fogo alto, até começar a ebulição
6. o caldo estará pronto quando tiver reduzido em cerca de 1/3 e tiver uma cor amarelada. Retire os legumes e descarte-os ou use-os para uma sopa ou molho (eles terão perdido parte do sabor, que está no caldo)
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Redes Sociais